Uma breve reflexão sobre a situação da cultura brasileira.

O cinema mendiga dinheiro para o Estado. Mendiga salas para o mercado. Mendiga mídia para a Globo filmes. São todos traficantes de cultura. A nossa cultura é uma droga feita para te viciar e te dar prazer. Ao contrário das ditaduras, torna homogênea uma sociedade não pela força, mas pelo seu consumo. Pelo consumo dessa droga que é a nossa cultura.
Uma cultura que escraviza. Que te faz consumir mesmo sem o querer. Que te torna mentiroso como ela, que sempre te engana com falsas novidades. Uma cultura que te esconde as responsabilidades. Uma cultura que te impede de alcançar algo fora dá monótona rotina. Que te encerra a chance de formar novas redes neuronais.
A cultura é uma droga. E como toda droga tem o seu mercado. A cultura é um deserto onde te vendem oásis a preço de banana. Temos que nos libertar da farsa dessa nossa cultura que nos impede de crescer como nação.
Uma cultura que impõe valores diferentes para uma juventude desregrada e para pais conservadores de outro país. Que copia os modos que tornam os jovens vendáveis e prontos para o consumo, enquanto pedem respeito ao resto da família.
Uma cultura que brinda com dinheiro fácil a quem reproduza seus valores mais fáceis de se botar à venda.
A cultura é o Espirito de uma nação. É o que molda sua identidade e faz circular os acontecimentos e as informações. É o que mostra a um povo o que ele realmente é. E tudo que ele poderia ser.
A cultura no Brasil de hoje é a cultura do jeitinho. A cultura do malandro, golpista e um sete um. A cultura dos vinte por cento. A cultura do honesto sendo o otário da repartição. A cultura do político corrupto. Do ladrão que rouba, mas faz. Do empresário corruptor. Do sonegador, do moralista sem moral. A cultura do consumo e da alienação. Uma cultura de artistas que recebem muito, mas devolvem muito pouco.
E tudo isso acontecendo com o devido consenso do silêncio das celebridades intelectuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s